Social Icons

quarta-feira

Empreendedorismo como opção profissional




          O caminho do sucesso nem sempre passa pelo emprego formal. A dificuldade em conseguir uma vaga, salários baixos e alta competitividade são alguns fatores que levam os recém-formados a iniciar um negócio por conta própria.  O empreendedorismo, porém, requer mais do que formação universitária: é preciso ter iniciativa, muita informação, um bom plano e criatividade.

             A palavra "empreendedorismo" vem de "entrepreneur", palavra francesa que designava "o que incentivava brigas" ou "que aceita riscos". Significa que o empreendedor é um ser automotivado, que constrói os caminhos baseado na sua força de ação, trabalho e perspicácia, identificando oportunidades e buscando recursos para atender necessidades de maneira lucrativa.

            O grande economista Joseph Schumpeter, um dos mais importantes do século XX, dizia que é o empreendedor que movimenta a sociedade e a inova. O empreendedor é mais do que um agente de mudanças: além de promover o autodesenvolvimento, contribui para mudar o ambiente à sua volta, movimentando a economia e gerando empregos e riqueza.

O Sebrae é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, oferecendo serviços como incubadora de empresas, consultoria e educação empreendedora. A instituição aponta um dos principais motivos para a falência de empresas criadas por jovens entusiasmados: falta de preparo e apego ao mito de que os empreendedores são natos. 

          Qualquer um pode aprender a empreender, fazendo cursos, assistindo a palestras, navegando na Internet e explorando formas de aquisição de conhecimento.  O empreendedorismo deve ser ensinado não só para a capacitação de empresários, mas também para ajudar os alunos a optar por carreiras autônomas, como profissionais liberais.


 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.