Social Icons

domingo

Vocação ou Profissão?


       

          Descobrir qual a profissão certa para cada perfil é um grande desafio. A vocação profissional se refere ao que a pessoa gosta de fazer versus o que ela não suporta. Quando esta conciliação não é bem sucedida, surge o estresse pela frustração, sentimento de vazio e perda de tempo e dinheiro.

         A palavra "vocação" tem origem latina e significa "voz".  Este chamamento interno corresponde ao conjunto de experiências desenvolvidas na realidade social de cada um. No momento da escolha profissional, ouvir este chamado pode ajudar o indivíduo a descobrir e desenvolver habilidades, aumentando a probabilidade de sucesso no trabalho.

          A vocação vem antes da profissão. A diferença entre os profissionais que escolheram as carreiras por vocação ou por profissão:

- Profissional por profissão: só investe em carreiras promissoras no mercado, busca empregos continuamente, faz a parte que lhe cabe da melhor maneira possível, sempre fazendo comparações entre outros profissionais e empresas.

- Profissional por vocação: busca meios para se renovar continuamente elevando o trabalho além das expectativas, percebe que não poderia estar fazendo nada diferente, cada dia tem a sensação de missão cumprida porque tornou melhor a vida de alguém.

         O estudante que está em momento de escolha de um curso superior deve procurar elementos de identificação envolvidos nas rotinas de trabalho das diferentes carreiras: o que fazem os profissionais, como fazem, onde fazem, quanto ganham, possibilidades de crescimento e tendências do mercado, além de entrevistas com pessoas que já estão atuando na sua área de interesse. A escolha não é fácil, mas lembre-se: nem sempre é definitiva!
   
 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.