Social Icons

quarta-feira

Profissão: recém-formado desempregado


         
           Você se formou, e agora? Depois da entrega do TCC e comemorações da formatura é hora de se preocupar com a sua carreira. O ideal seria que a empresa que proporciona o estágio contratasse o recém-formado, mas, infelizmente, não é o que acontece na realidade. A maioria encerra a atividade, dispensando o profissional e contratando outro estagiário, pela facilidade da mão de obra barata.

            Não se sinta desencorajado e encare a tarefa de conseguir um emprego como um trabalho. Ficar em casa sentindo pena de si mesmo, assistindo TV o dia todo e atualizando o Facebook não ajuda muito; mantenha-se ocupado e produtivo. Veja algumas dicas:

1)    Faça um trabalho voluntário – além de mostrar aos potenciais empregadores que você está fazendo bom uso do seu tempo, ajuda a comunidade e acumula experiência para o seu currículo.
2)    Capriche no network – deixe que seus amigos e familiares saibam que você procura emprego. Quando souberem de alguma oportunidade, provavelmente irão avisar.
3)    Use as redes sociais – e preciso manter o perfil atualizado, compartilhando e comentando assuntos da área de interesse profissional. Os recrutadores verificam as contas online, principalmente o LinkedIn.
4)    Não pare de estudar – há uma infinidade de cursos gratuitos online, portanto falta de dinheiro não é desculpa para manter-se atualizado.
5)    Personalize seu currículo – faça diferente, saia do padrão tradicional. O currículo é a primeira impressão do candidato no que se refere a postura e imagem.

          Neste momento de transição é comum questionar as habilidades profissionais e procurar por vagas em setores que não gosta, somente pelo dinheiro. Passar de recém-formado a trabalhador infeliz não vai resolver o seu problema e desvaloriza todo o investimento intelectual e financeiro de tantos anos de estudo.

      Se você está desempregado, o seu trabalho é conseguir um emprego. Dedique de 8 a 9 horas por dia, como se estivesse trabalhando e não se desvie do seu plano de carreira.  O momento é favorável: de acordo com o IBGE, a taxa de desemprego caiu, se comparada aos anos anteriores.

      Não há regra para se conseguir um emprego. O que faz a grande diferença no início deste novo ciclo é a força de vontade e não desaminar com as primeiras respostas negativas. A depressão e baixa auto-estima são os grandes adversários, mas lembre-se de que a oportunidade não vai bater na sua porta, é preciso fazer contatos, participar de eventos, palestras e cursos de extensão. Mexa-se, você não está de férias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.