Social Icons

quarta-feira

Seleção em grupo: entenda essa dinâmica


          
          Alguns candidatos a empregos e estágios não costumam entender os objetivos das dinâmicas de grupo em processos seletivos, o que pode atrapalhar o desempenho da maioria. Neste artigo veremos o que é pretendido pela empresa e o que se espera dos participantes. É preciso levar a sério, porque você estará sendo observado o tempo todo, mesmo antes do início das atividades. Os recrutadores não fazem isso para preencher o tempo: possuem objetivos reais, embora subjetivos, acredite.
           
Uma dinâmica de grupo, quando bem desenvolvida e conduzida, representa instrumento de avaliação valioso para observar comportamentos e atitudes que a maioria das outras ferramentas de RH não permite. Primeiro é preciso entender as mudanças no mercado de trabalho nos últimos anos. Aquele funcionário chamado “padrão”, que cumpre ordens religiosamente, robotizado e enquadrado em sistemas rígidos, não é mais valorizado. O novo perfil desejado é proativo, pronto para tomadas de decisão, criativo, trabalha com autonomia e respeita a coletividade.
           
            Interpretar as dinâmicas pode ser um erro. Tentar ser quem você não é para se sobressair e corresponder às supostas expectativas não parecerá natural e é fácil de ser percebido. Não há uma regra geral nem cursos de preparação, mas algumas competências costumam ser percebidas de imediato: capacidade de comunicação, negociação, empatia e flexibilidade. As pessoas se saem melhor neste tipo de teste quando estão relaxadas e conseguem fazer uma associação da situação proposta com os requisitos do cargo pretendido.

            Seguem algumas dicas para se destacar durante a dinâmica de grupo:

1) Chegue no horário combinado e se vista de acordo.

2) Preste atenção às explicações e orientações sobre o trabalho a ser desenvolvido, evitando conversas paralelas.

3) Observe os outros participantes e não se incomode ao ser observado.

4) Não fale muito nem pouco. Evite ficar mudo o tempo todo e procure se destacar com alguns comentários relevantes, para ser lembrado depois.

5) Se entregue e entre no jogo, tentando fazer o melhor resultado possível em relação ao pedido do coordenador da atividade.

6) Estude sobre a história da empresa, valores e produtos.

7) Nunca minta ou fale mal do chefe anterior. 

          Lembre-se de que para cada cargo existem especificações diferentes e às vezes vários candidatos são ideais, mas só há uma vaga. Não fique desanimado se você não for selecionado nas primeiras vezes. Aproveite para fazer uma autoanálise, perceba em quais competências você precisa investir mais, nunca pare de estudar e a próxima vaga pode ser sua! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.