Quem começa um novo emprego passa por um grande desafio: o
primeiro dia. Além da parte técnica e operacional da atividade, as questões de aceitação
e integração social geram ansiedade e stress. O primeiro dia de trabalho é a
sua grande chance de causar boa impressão, prepare-se!
O dia anterior
Para garantir a
sobrevivência na nova área de atuação ou empresa é preciso começar com uma boa
noite de sono. Procure dormir o suficiente para estar bem disposto no dia
seguinte, com uma aparência descansada. Evite excesso de comida e bebidas
alcoólicas e vá pra cama cedo.
O grande dia
Se vista discretamente e saia
de casa antes do horário normal, com uma boa margem de segurança, tentando
prever engarrafamentos e imprevistos na condução. Mas também não chegue muito antes do
horário combinado: isto pode atrapalhar a rotina da empresa e chamar a atenção
negativamente. Lembre-se de que a sua
principal tarefa neste dia é observar atentamente e aprender.
O que você precisa para começar:
- Conhecer o local de trabalho: sala, mesa, acessos e saída de emergência.
- Saber onde ficam os banheiros, copa, copiadora e outros departamentos.
- Saber qual o seu número de telefone, ramal, fax e principais contatos.
- Saber endereço eletrônico, login e senha dos editores de mensagem, bem como a política da empresa para uso da Internet e redes sociais durante o horário de trabalho.
- Ler atentamente guias e manuais recomendados.
- Conhecer o organograma e hierarquia da empresa, principalmente chefes, supervisores e superiores. Anote discretamente os nomes, e como preferem ser chamados, para evitar gafes.
- Ter uma ideia das atividades de rotina e como desempenhá-las e a quem se reportar em cada caso.
Quanto à postura
e etiqueta empresarial:
- Sorria e demonstre ser uma pessoa
acessível e receptiva.
- Evite julgamentos precipitados
sobre os colegas.
- Não saia contando tudo sobre a
sua vida na primeira semana.
- Seja respeitoso e educado com
todos, inclusive o porteiro e a moça do café.
- Repare como as pessoas se vestem,
falam e se comportam.
- Não critique os processos e evite
comparações com a empresa anterior: resista à tentação de oferecer
sugestões imediatamente.
- Evite postura demasiado servil e
não fique se desculpando infinitamente por perguntar e pedir instruções.
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