Social Icons

terça-feira

Quando usar a norma culta da língua


            As regras ortográficas para o uso da norma culta do português recheiam os livros de gramática. Desde o ensino fundamental vivemos entre concordâncias, preposições e sintaxes. Mas existe uma grande diferença entre conhecer as técnicas normativas e saber aplicá-las.

            Os seres humanos se comunicam através de sinais verbais e não verbais. O pensamento concretiza o processo de linguagem, que se manifesta por signos, como sons, gestos, formas e cores. A fala é somente parte da imagem que projetamos.


Saber como falar de maneira mais ou menos formal é questão, portanto, de bom senso. É preciso o mínimo de coerência ao adaptar as palavras ao contexto da situação. Uma dica é prestar atenção na roupa que está usando. Se você está de terno e gravata, por exemplo, não combina apresentar-se na entrevista de emprego com um: “E aí cara, beleza?”, assim como ninguém pede um ósculo à namorada no sábado à noite, vendo corrida de submarino.

 O nosso corpo é um canal de comunicação muito importante para a imagem profissional. A soma dos elementos passa mensagens o tempo todo. O processo é integral e envolve fala, escrita, postura, atitudes, crenças e valores. Mesmo com colegas é preciso usar um tom moderado.



Atenção também ao corrigir as pessoas: dá para relevar se um engraxate te cobra “dois real”, mas é desagradável entrar numa loja chique e ser chamada de “tia” pela vendedora. São várias línguas dentro da mesma língua e o status da carreira acompanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.