Social Icons

terça-feira

Pouca experiência é causa de desemprego entre jovens

Ter menos experiência e habilidades do que profissionais mais seniores é a principal dificuldade dos jovens ao buscar emprego.  Foi o que revelou a Pesquisa Wanted: Energized, Career-Driven Youth divulgada pelo ManpowerGroup. Chegou-se a colusão que a taxa de desemprego entre iniciantes é de duas a quatro vezes maior do que entre adultos.

A falta de informação e ausência de networking, especialmente entre o grupo de menor poder aquisitivo, também são fatores que impactam no processo. De acordo com o estudo, muitos jovens não conhecem a dinâmica do mercado de trabalho e, por isso, acabam tomando decisões que impactam negativamente em suas carreiras.

Em períodos de crise, os recém-formados são os primeiros demitidos. O estudo afirma que a falta de oportunidade entre jovens podem ter graves consequências a longo prazo, pois uma juventude economicamente frustrada pode contribuir para a instabilidade social.

Para reverter este cenário, a pesquisa traz propostas simples que destacam a importância do esforço de empresas no processo de aproximação dos jovens e do mercado de trabalho, além de promover o empreendedorismo juvenil. “É fundamental que as companhias se envolvam em iniciativas de treinamento e orientação profissional. Elas devem ver a juventude como o futuro do mercado de trabalho e a promessa de um futuro próspero para suas organizações”, afirmou, em nota, Riccardo Barberis, CEO da Manpower Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.