Social Icons

sexta-feira

Em dúvida sobre mudar ou não de carreira? Vejas as dicas de nossa expert no assunto



Por Redação Marie Claire - Rosana D'Orio

Sou formada em Administração de Empresas, mas estou fora do mercado de trabalho há 11 anos. Como essa área exige muito e paga pouco, penso em começar outra graduação este ano, a de Psicologia, pois acredito que este é um campo em que a idade não pesa tanto. Você acha que estou certa? – Lara Alvez, São Paulo (SP)

Uma nova graduação irá ampliar sua visão de mundo, o que é excelente. Entretanto, requer investimento em tempo e dinheiro. Além disso, a profissão de psicóloga também exige em termos de competitividade e conquista de espaço. E a competitividade não é necessariamente ruim, ela implica em desafios, estímulos e questionamentos que podem ser muito saudáveis.

Evite render-se ou fugir da competição por mera sobrevivência. Procure fazer escolhas que inspirem sua transformação pessoal e que superem a competência do ‘fazer’. Proponha-se o seguinte exercício: reveja sua área administrativa a partir de dois cenários, o restrito e o inexplorado.

O cenário restrito representa os aspectos existentes e conhecidos que você citou. Já o inexplorado tem a ver aspectos ainda não avaliados – as oportunidades. Sua pergunta mostra que você vem focando apenas os cenários de restrições. Independentemente de sua decisão sobre uma nova graduação, concentre-se no panorama geral, e busque sempre por ter mais trabalho e dinheiro, e não emprego e salário.

Mesmo formada em Jornalismo há dois anos e meio, ainda não encontrei trabalho na área. Atualmente atuo em uma editora como secretária de redação, mas não vejo perspectiva de crescimento nessa empresa. Acredito que isso acontece por eu ter iniciado a carreira aos 36 anos. Como posso mudar isso? Quero crescer profissionalmente e atuar na área que escolhi. Por onde começo? - Amália Souza, Rio de Janeiro (RJ)

Este paradigma sobre idade e carreira deve ser derrubado. O que você precisa é ter abertura e motivação para lançar-se ao novo e ter consciência de que está iniciando uma nova carreira como aprendiz. É muito importante começar a se lançar (na sua empresa e fora dela) para construir sua bagagem profissional até que suas competências, aliadas a sua maturidade, te ajudem a destacar-se e dar um salto na carreira.

Para isso, cultive seus canais de informações e contatos. Fale com seus amigos, professores, profissionais da área e frequente palestras, cursos e congressos. De maneira geral, a experiência profissional dentro da área é vista com bons olhos, mas não é determinante no ingresso no mercado de trabalho. A busca se direciona por profissionais que tenham um diferencial a oferecer na hora de trabalhar. Por esse motivo, escrever bem, ter conhecimentos gerais amplos e dominar mais de um idioma favorece sua trajetória.

Lembre-se: diante de mudanças, como no seu caso, o fundamental é ser flexível, aceitar o novo momento, adaptar-se às exigências que se façam necessárias, manter a disposição de se rever, perceber novas óticas e não temer o novo.

Fonte: Marie Claire

Link: http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/1,,EMI220183-17613,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

PIT

O Pit - Programa de Integração ao Trabalho das Faculdades São José tem como objetivo preparar e integrar o aluno para o mercado de trabalho, transmitir experiência profissional através de palestras, oficinas e workshops, além de captar vagas e supervisionar os estágios, também atua dando orientações e preparando os alunos para processos seletivos de estágios e empregos.